11 dicas pra quem trabalha de casa

No começo do mês, participei de uma “live” no Instagram com a querida amiga portuguesa Joana Feiteira, que, como muitos, começou a trabalhar de casa por conta da pandemia. A Joana comentou em um de seus stories sobre a dificuldade que estava tendo de trabalhar de casa. Ela não é da área de tradução, mas como eu trabalho no esquema home office há muitos anos, achamos que um bate-papo sobre o assunto, com dicas para quem está vivendo isso pela primeira vez, poderia ser uma boa.

Segue um resumo da nossa conversa (a Joana é a autora desse resumo, o qual ela publicou no Instagram, com adaptações minhas para o português brasileiro), que poderá te ajudar, seja você tradutor começando sua carreira autônoma ou um cliente que também teve que fazer a transição para o home office:

  1. Não trabalhar de pijama: coloque uma roupa confortável, mas apropriada para o trabalho; será mais fácil para a mente fazer essa separação.
  2. Rotina matinal: ter uma rotina matinal é ainda mais importante quando trabalhamos de casa. Tempo para nós, para tomar café da manhã, para exercício ou meditar, são uma enorme ajuda para nos preparmos para o dia de trabalho. Não cometa o erro de saltar da cama para o computador.
  3. Exercício físico e meditação: duas práticas saudáveis, tanto para a mente como para o corpo. Encontre tempo ao longo do dia para cuidar de você.
  4. Timer: super útil, tanto para “forçar” a trabalhar mais um pouco quando ainda não trabalhou assim tanto, mas também para dizer quando tirar uma pausa ou parar.
  5. Foco e disciplina: muitas vezes chegamos ao fim do dia cansados, mas com a sensação de que não produzimos. Isso deve-se ao fato de não estarmos suficientemente focados. Lembre-se de eliminar distrações ao seu redor, como televisão, celular ou redes sociais.
  6. Planejamento diário: programe o dia e as refeições no dia anterior. Isso ajudará a ser mais produtivo e não perder mais tempo do que o necessário na preparação de refeições.
  7. Separar o escritório do resto da casa: se não tiver essa possibilidade ou, como a Joana, morar em uma kitchenette, pode fazer essa separação com um biombo, lençol, canga ou toalha.
  8. Técnica Pomodoro: trabalhar sem pausas durante 25 minutos e descansar 2 ou 3 minutos (pesquise no Google para mais informações sobre a técnica e aplicativos que ajudam nesse controle).
  9. Horário de trabalho: não se esqueça de definir o horário de trabalho e saber quando parar. Fale com a sua família e amigos, e mantenha a vida social, ainda que virtualmente.
  10. Usar post-it: use post-it com mensagens para lembrar de coisas simples, mas importantes, como sorrir ou telefornar a alguém.
  11. Gentileza: seja gentil consigo mesmo e não se cobre se não seguir o plano.

Obrigada, Joana!

A Joana é portuguesa e mora em Sydney, Austrália, é especialista em comunicação,  contadora de histórias e apaixonada por viagens. Perfil no Instagram: @joana_feiteira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s